Fazer um intercâmbio para aprender um outro idioma e conhecer novas culturas é o sonho de muitos brasileiros. A boa notícia é que esse sonho tem se tornado cada dia mais possível. Com novos recursos, destinos variados e a flexibilidade de pagamento oferecida pelas agências as pessoas já podem embarcar mais tranquilas.

Engana-se quem pensa que o momento ideal para estudar fora é durante a juventude. Existe um intercâmbio ideal para cada fase da vida. Vou compartilhar com vocês algumas ideias sobre a variedade de opções. Seja qual for sua idade, disponibilidade de tempo, momento da carreira ou área de interesse.

Confira aqui promoções para o seu intercâmbio

Menores de 18 anos

Os jovens de 12 a 17 anos que já falam inglês podem aprimorar o idioma nos programas de férias e acampamentos de verão ou inverno que ocorrem em julho e janeiro ou fazer o famoso High School. No High School, o aluno pode cursar um semestre ou um ano do ensino médio fora do Brasil, é uma experiência incrível e muito enriquecedora. Para quem quer ficar menos tempo, a opção é o Summer ou Winter Camps, imagina que experiência incrível conhecer estudantes do mundo inteiro, interagindo em outro idioma e conhecendo a cultura local ainda na infância e pré-adolescência. Durante esse acampamento outras habilidades podem ser desenvolvidas, como: cinema, fotografia, esporte e muitos outros.

Confira aqui opções de intercâmbio para adolescentes

Depois do Ensino Médio

Para os que estão terminando o ensino médio e pretendem iniciar graduação em Universidades fora do Brasil, há algumas regras. Quem deseja embarcar para a Inglaterra, existe um curso preparatório obrigatório chamado Foundation. A grade escolar brasileira tem duração de 12 anos, já nas escolas britânicas a duração é de 13 anos. Para garantir que os brasileiros estejam no mesmo nível de equivalência que os outros estudantes, é preciso complementar a grade com o Foundation, que tem duração média de um ano. Para os que vão para os Estados Unidos ou Canadá existe o curso Pathway, que prepara você para as universidades desses países, além de ser um test-drive da carreira pretendida. A duração do Pathway pode variar de 2 meses a 1 ano. Só na Austrália existem mais de 200 tipos de cursos que podem ser feitos em diferentes períodos, seja uma área de negócios ou uma área mais técnica como hospitalidade, gastronomia, etc.

Cursos rápidos para adultos

Para quem já tem uma carreira aqui no Brasil, é mais difícil se ausentar longos períodos para estudar fora. A falta de tempo afeta muitos profissionais. Cursos de 4 a 8 semanas podem ser a resposta. Além do tradicional inglês, há opções em áreas específicas como cinema, design, moda e uma infinidade de variações de temas. Um deles certamente é ideal para você complementar seu conhecimento, incrementar o seu currículo ou experimentar sua futura carreira antes de ingressar em um curso de longa duração.

Especialização

Para aqueles que querem aprimorar o currículo e complementar com uma especialização fora existem diversas opções nas áreas de moda, fotografia, gastronomia, marketing, direito, negócios, finanças que podem variar de poucas semanas a um ano. No Brasil, estes tipos de cursos podem equivaler a um curso técnico ou extensão universitária.

Pós-graduação

Quer acrescentar um título de peso a sua formação? Nada melhor do que uma pós-graduação no exterior. A opção varia de acordo com o curso escolhido e o país de destino. Mas em média a duração é de dois anos.

Hobby

Se a sua motivação é desbravar novos continentes atrás de sua grande paixão seja por fotografia, artes, dança, culinária, vinhos, golf, aviação, surf, sky, etc., mas o seu conhecimento em outros idiomas não te acompanha, um intercâmbio também pode ser a resposta. Além de melhorar seu relacionamento com as pessoas ele irá te ajudar a cumprir seus planos e realizar seu sonho.

Confira aqui promoções para o seu intercâmbio

E aí, se identificou com algum? Então conta pra gente nos comentários!

Comentários