Ao pensar em fazer uma viagem internacional, o primeiro passo é tirar o passaporte mesmo se você ainda não sabe a data da viagem ou o destino.

Para emitir o documento é super simples, mas sempre há uma dúvida ou outra, por isso preparamos um passo a passo para te ajudar:

1- Quem é o órgão responsável? Quem emite este documento?
Não adianta procurar o Poupa-Tempo, o responsável e emissor é a Polícia Federal.

2- Documentação necessária:

  • Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto
    Observação: Caso tenha mudado de nome leve a Certidão de Casamento
  • Título de Eleitor e declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais ou comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve)
  • CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar (apenas para os homens)
  • Passaporte anterior se não for seu primeiro. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro

 3- Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

O formulário é bastante simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço). Na última tela você pode escolher o local onde será atendido. Há uma lista com as cidades e os postos. No final clique em gerar protocolo e imprima o número para levar no dia

4- Pague a taxa de emissão

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento desta taxa deve ser apresentado junto com a documentação descrita no passo 1.

5- Agende a data de atendimento

Em alguns postos é necessário fazer o agendamento.  Se você já tem o protocolo da solicitação, pode pesquisar nesta página e agendar.

6- Compareça ao posto da Polícia Federal

Na data agendada, compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação original listada no item 1 e o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação.
A fotografia será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. Neste dia, eles tiram sua foto, assinatura e digitais, além de conferir a documentação. Feito isso,  é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega – você pode consultar o andamento do pedido nesta página.

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

7- Retire seu passaporte

O passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e retire! A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode renová-lo antes de expirar, seguindo os passos acima.

A Polícia Federal tem uma página de dúvidas frequentes, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com o DPF pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194

 

Comentários