Como economizar no intercâmbio

O intercâmbio sempre é um projeto de longo prazo e exige muito planejamento. Muitas vezes, para conseguir custear todos os gastos com passagens aéreas, curso e material didático, é preciso fazer um esforcinho pra economizar em outros aspectos. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas sobre como economizar no intercâmbio. Confira com a gente:

Saiba se organizar

A primeira (e mais importante) dica é saber se planejar. Antes de mais nada, você precisa saber quanto dinheiro dispõe para o seu intercâmbio e se lembrar de que é importante ter uma reserva para casos de emergência. Evite ir com dinheiro contado, porque imprevistos podem acontecer o tempo todo. Além disso, vale a pena reservar um tempo para saber separar o essencial daquilo que não é essencial. Faça uma planilha de gastos para se organizar, se possível. É claro que a questão aqui não é limitar a sua satisfação e diversão durante o intercâmbio, mas escolher suas prioridades com consciência. Certo?

🗺️Clique aqui e veja promoções de intercâmbio perfeitas para você!

Alimentação: se possível, prepare a sua própria comida

Se você estiver hospedado em uma residência com cozinha, a melhor alternativa será preparar a sua própria comida. Aproveite para dar um passeio pelo seu bairro e conhecer os supermercados da região. Assim você descobre quais são os melhores lugares para comprar cada tipo de alimento e economizar ainda mais. Outra dica super importante é ficar atento ao que está incluso na sua residência. Muitas vezes, ao optar por ficar em casa de família, o café da manhã ou outra refeição podem estar inclusos, que deixam o seu gasto geral do intercâmbio mais barato.

Como economizar no intercâmbio: prepare a sua própria comida

Hospedagem: Escolha bem onde você vai morar

Além da questão da alimentação, mencionada acima, a escolha da residência influencia diretamente nos custos do seu intercâmbio. Muitas vezes, pensando em economizar, os intercambistas escolhem a opção mais barata, mas se esquecem de considerar outras coisas: refeições inclusas, distância da sua escola e do centro da cidade etc. Enfim, lembre-se que não é apenas o preço do aluguel que deve ser considerado na sua escolha, mas todos os gastos que indiretamente envolvem o lugar onde você vai ficar hospedado.

Conheça as opções de transporte da cidade

Em lugares como Canadá ou Irlanda e Holanda, a bicicleta é o meio de transporte mais prático e comum entre os moradores. Ir para as aulas de bicicleta é uma ótima maneira de economizar e evitar os custos com transporte. Outra opção é conhecer as linhas de ônibus e metrô da sua cidade. Em vários destinos, o transporte público é muito eficiente e barato, e muitas vezes gratuito para estudantes.

Como economizar no intercâmbio: use transporte público

Descontos para estudantes

Uma ótima vantagem de fazer intercâmbio é que, como estudante, você ganha desconto para várias atividades na cidade! Isso varia de acordo com o seu destino, mas de uma maneira geral, é possível obter descontos para atividades culturais e visitar os principais pontos turísticos com ótimos descontos. Portanto, informe-se com o seu consultor sobre as vantagens oferecidas em cada destino e planeje-se para visitar todos os lugares que quer conhecer 😉

🗺️Clique aqui e veja promoções de intercâmbio perfeitas para você!

E aí, curtiu nossas dicas sobre como economizar no intercâmbio? Conta pra gente nos comentários quais são as suas dicas e compartilhe! ✌️✌️✌️

Comentários