O intercâmbio é um caminho para mudar de vida!

Aos 35 anos, o Python decidiu começar a trilhar seu caminho para viver no Canadá e alcançar a residência permanente. Confira a experiência dele!

No segundo semestre de 2016, aos 35 anos, resolvi buscar um novo rumo para a minha vida. Tinha uma empresa no ramo de TI no Brasil, as coisas estavam indo bem, mas a vontade de viver e buscar uma qualidade de vida lá fora, mais especificamente aqui no Canadá, tomou conta de mim. Foi quando já estava com contrato praticamente fechado com uma outra agência e foi quando conheci a Global Study Vitória através de um amigo. Reconheci que ia comprar “gato por lebre” e hoje estou de fato mais perto do meu principal objetivo: residência permanente.

Não está sendo um caminho fácil, mas tenho certeza que no final vou colher todos os benefícios dessa luta diária que vivo aqui. Inicialmente embarquei em um projeto de estudo de inglês, meu nível era intermediário, ainda não conseguia iniciar no Pathway (preparatório pro College) e logo depois evolui no inglês e entrei no preparatório na mesma instituição: Inlingua, que aproveito pra ressaltar que foi simplesmente a melhor experiência que pude ter no âmbito educacional. A metodologia de ensino da Inlingua além de ser pratica é muito eficaz e prazerosa. As instalações são muito boas e ficam em pontos estratégicos de Vancouver. Tive o privilégio em ter o Jacob como professor e melhor ainda, tê-lo como amigo.

Ia iniciar o College em setembro/2017, mas não deu certo e posterguei o início pra janeiro/2018. Optei pelo Seneca, situado em Toronto, pela qualidade de ensino e por ter uma metodologia mais prática e menos teórica e com um curso na minha área: Computer Systems Technology. Mas para não fica ocioso nesse meio tempo, optei em iniciar um curso na INVO, um Co-op, uma instituição parceira da Inlingua e que pude além de ter o visto de estudo, ter a permissão para trabalho, que é uma excelente opção para quem já tem um inglês acima do intermediário e que necessita do trabalho para ajudar a custear as despesas durante o projeto, mas lembro que tem que vir com a cabeça aberta, afinal, as oportunidades de trabalho normalmente são na área de hospitality, mas que faz parte da caminhada e que vai nos levar na realização do nosso objetivo.

Nesse tempo de Canadá, fiz a primeira aplicação do visto de estudante ainda no Brasil, demorou um pouco para ser aprovado, mas no final deu tudo certo. Mesmo vindo pra cá estudando menos de 6 meses, foi recomendado visto de estudante pois mencionei intenção de College na carta de intenção e pra realizar o processo de extensão de visto já aqui no Canadá é mais simples do que aplicando inicialmente o de turista. Após a conclusão do Pathway solicitei a primeira extensão que foi pro curso de Co-op e essa carta já vem com a autorização para poder trabalhar e agora, após receber o recibo de pagamento e a carta final de aceitação por parte do College vou aplicar uma nova extensão e assim depois de aprovado, tenho mais 3 anos de visto garantido (período do curso).

Sei que minha jornada não vai terminar aí, ainda vou poder solicitar o PGWP que é a extensão de visto após o College, onde vou ter permissão de trabalho 40hs/semanais e é quando vou em busca do meu principal objetivo.
Todo esse projeto foi traçado com apoio e suporte da Global Study Vitória, o Orlando e a Ana Paula me auxiliaram em tudo desde o primeiro momento, ressaltando que foi tudo feito a distância, não tive a oportunidade ainda de conhecê-los pessoalmente e mesmo após 8 meses aqui no Canadá tenho auxílio para tudo o que preciso. É uma empresa que realmente confio e posso indicar de olhos fechados, porque já precisei realizar atendimentos fora do horário convencional e sempre estiveram ali para me auxiliar, sendo um grande diferencial para poder optar por eles.

Confio tanto que agora resolvi trazer o meu sobrinho para realizar um High School aqui no Canadá e eles que estão auxiliando em todo o processo. Não tenho dúvidas que fiz excelentes escolhas!

Por Manoel Python Neto

O Python é aluno da Global Study Vitória e se apaixonou pelo Canadá durante o intercâmbio! 🇨🇦

Comentários