Higher Education em Toronto

A Susana estudou Cinema e Mídia em Toronto e se apaixonou pela cidade. Confira a experiência dela!

Higher Education em Toronto

A ideia de fazer um intercâmbio surgiu em uma fase de desmotivação aqui no Brasil. Eu andava desanimada com a faculdade, ia ser despejada da casa que alugava e não sabia o que fazer da vida. Aos 20 e pouquinhos, assim como metade das pessoas da minha geração, eu estava perdidona.

Descobri, então, um programa de intercâmbio que me dava a oportunidade de continuar a graduação em Cinema e Mídia em outro país. E o melhor: durante o período de um ano!

Me agarrei a essa possibilidade e pesquisei tudo sobre Higher Education no exterior. Cheguei à conclusão de que Toronto seria perfeita pra mim: a cidade é agitada, multicultural e tem vários festivais de cinema, música e arte durante o ano todo. O que mais eu poderia pedir?

Higher Education em Toronto

As fotos são do Vitor Nascimento, que foi visitar a Susana durante o intercâmbio no Canadá 🇨🇦

No final das contas, sei que não poderia existir cidade melhor pra mim naquele momento. Toronto foi tudo e mais um pouco. É claro que o começo foi difícil – eu mal conseguia ver um filme sem legenda, e de repente fui obrigada a escrever análises acadêmicas sobre eles em inglês! Mas aquela minha preocupação com a língua, que eu pensava que seria a mais complicada, se tornou só um detalhe no meio de tantas experiências e aprendizagens.

Muito mais que o idioma, tive a oportunidade aprender com outras culturas e me tornar uma pessoa mais tolerante com os outros e até comigo mesma. Aprendi a entender meus próprios limites e minha identidade. E ao final do intercâmbio, aquelas pessoas que pareciam ser tão diferentes de mim acabaram se tornando a minha referência de família lá fora. Fiz amigos incríveis de vários países – Alemanha, Índia, Israel, Ilhas Maurício e claro, Canadá – que estiveram ao meu lado em cada uma das minhas descobertas e perrengues.

Foram muitas noites congelando na neve com o metrô já fechado, compras no mercado de pulgas de Kensington, visitas às galerias de arte da Queen Street (onde, inclusive, eu tive a oportunidade de trabalhar!), poutines às 3h da madrugada. Vivi tudo com muito amor e muita intensidade.

Cada um que passou pela minha vida nesse período deixou sua marca em mim, seja em um pequeno gesto ao me apresentar uma nova comida, um costume diferente ou me mostrar uma nova visão de mundo. Valeu por tudo, Toronto! 🍁

Por Susana Mieko

A Susana fez intercâmbio em Toronto e se apaixonou tanto por viagens que hoje trabalha no marketing da Global Study. Se quiser saber mais sobre intercâmbio no Canadá, acesse aqui.

Comentários

1 comment

  1. Vivi

    Minha garota incrível ❤️