Dicas para Estudar e Trabalhar na Irlanda

estudar e trabalhar irlanda

Cada vez mais brasileiros têm interesse em visitar a Irlanda – seja para conhecer, morar, fazer intercâmbio ou trabalhar. Muitos até pensam em ficar por lá sem previsão de volta. Isso porque, além da riqueza cultural e ótima qualidade de vida, a Irlanda permite que estrangeiros estudem e trabalhem no país. Assim, mesmo que você não tenha dinheiro para custear toda a sua viagem, pode encontrar um emprego e se manter financeiramente na Irlanda.

Nesse post, vamos dividir com você algumas razões que fazem da Irlanda uma ótima opção de estudo e trabalho. E claro, te daremos algumas dicas SUPER úteis para você que está pensando em encontrar um emprego no país! Confira com a gente:

🗺️Clique aqui para saber mais sobre Estudo e Trabalho na Irlanda

Por que estudar e trabalhar na Irlanda?

Baixo custo de vida

Apesar da moeda local ser o Euro, ainda assim a Irlanda oferece um bom custo de vida em relação à maioria dos países da Europa. Quando se trata de moradia, transporte e alimentação, até mesmo São Paulo é considerada mais cara que Dublin, a capital irlandesa.

O custo de vida médio em Dublin fica a partir de €215 por semana, algo que hoje gira em torno de 725 reais. Nas outras cidades da Irlanda, o custo de vida pode ser mais baixo.

Os irlandeses são muito hospitaleiros

Ao pensar em mudar de país, vale a pena considerar o quanto você vai se adaptar à cultura e às pessoas do lugar. E esse é um ponto muito positivo para a Irlanda: os irlandeses são conhecidos por serem extremamente cordiais e simpáticos. E um plus: se você é uma pessoa que curte um agito, ainda tem a tradicional festa de St. Patrick’s Day, que acontece todos os anos no dia 17 de março. Pura alegria! ☘️

Portas abertas para a Europa

Uma das maiores vantagens de morar na Irlanda é a proximidade com os outros países da Europa. Imagine pegar um avião para um país vizinho, depois pegar o trem e ir parar num bistrô em outra capital europeia. E então pegar outro avião e ir conhecer um dos maiores pontos turísticos do mundo… Na Irlanda, você pode visitar pelo menos uma nova cidade da Europa por mês! Então aproveite!

Oportunidades de trabalho na Irlanda

oportunidades de emprego na irlanda

Como conseguir o visto de trabalho

Um dos primeiros empecilhos para trabalhar no exterior é o visto. Mas saiba que na Irlanda isso não será tão complicado assim. Se você for estudar e trabalhar na Irlanda, pode conseguir a permissão de trabalho para cursos de inglês a partir do período de 6 meses (25 semanas). Durante o período de aulas, é possível trabalhar 20 horas semanais e até 40 horas semanais durante as férias – desde que as férias coincidam com o período de maio a setembro ou recesso de fim de ano (15 de dezembro a 15 de janeiro). Com essa facilidade, a Irlanda acaba sendo uma das primeiras opções de destino para quem procura estudo e trabalho no exterior.

Empregos na Irlanda

Achar trabalho na Irlanda não é difícil. Os mais comuns são os informais, como au pair (babá), bartender, garçom, atendente de empresas e estabelecimentos comerciais. Você também pode encontrar um emprego na sua área de formação ou em empresas que precisam de profissionais com português fluente.

Mas lembre-se: de uma maneira geral, quanto melhor for o seu nível de inglês, melhores as suas chances de encontrar um bom emprego. Então dedique-se às suas aulas durante o intercâmbio para conseguir uma boa posição de trabalho, certo? 😉

Não tenha medo: arrisque-se!

Se encontrar emprego no Brasil já é uma jornada, esteja preparado para isso também na Irlanda. Apesar de não ser difícil, você também precisa se empenhar e deixar a vergonha de lado.

O primeiro passo é preparar um bom currículo que destaque as suas áreas de interesse, e então sair por aí distribuindo. Os estabelecimentos irlandeses já deixam as oportunidades nas portas do local, então fica mais fácil distribuir pessoalmente. Eles já estão acostumados a receber currículos assim o tempo todo, então não tenha vergonha.

Outra dica é sair perguntando para os seus amigos ou conhecidos que já estão por lá, afinal, uma das melhores formas de ampliar as suas oportunidades é o network. Além disso, peça ajuda aos irlandeses, que são muito amigáveis e muitas vezes estão na mesma situação.

🗺️Clique aqui para saber mais sobre Estudo e Trabalho na Irlanda

E aí, achou que esse artigo te ajudou? Curtiu? Então compartilhe com seus amigos! 

Comentários