9 Atrações em Cork que você não pode perder!

Conheça a cidade de Cork por suas modernas obras-primas, desde um movimentado mercado à produção de cervejas em um pub franciscano.

Mercado Inglês

Este famoso mercado inglês funciona desde 1788. Muito longe de ser inglês (foi nomeado assim pelas suas origens protestantes), este é o local para escolher especialidades tradicionais, como o drisheen ou o pé de porco, além dos pães, peixes, queijos, frutas e vegetais. O mercado sobreviveu ao fogo, à guerra civil e a diversas tentativas de fechamento ao longo dos anos. Hoje em dia, considerado “o melhor mercado coberto do Reino Unido e da Irlanda” de acordo com o aclamado chef Rick Stein, o mercado está prosperando. Dê um pulo no Farmgate Café para provar seus deliciosos pratos feitos com os produtos do mercado. Vale a pena a visita.

A Penitenciária de Cork – Cork City Gaol

Uma mistura grandiosa de arquitetura clássica e gótica, a penitenciária de Cork parece mais com um castelo do que uma prisão. Mas não se engane – estas elegantes paredes encarceraram alguns dos mais bravos veteranos das lutas armadas. Era principalmente uma prisão feminina, onde mulheres republicanas foram aprisionadas durante a Guerra da Independência. Faça um tour pelas sombrias celas e corredores da penitenciária e seja transportado de volta àqueles turbulentos tempos.

Galeria de Arte Municipal Crawford

A Galeria de Arte Municipal Crawford fica dentro da Customs House, a histórica Casa da Alfândega. No coração da coleção permanente, há uma série de obras greco-romanas, modeladas de esculturas do Vaticano. Desde sua aquisição em 1816, a coleção de arte irlandesa começou a florescer, incluindo pinturas, esculturas e instalações. Em um breve olhar para a rica tradição literária na Irlanda, o Crawford também abriga um grande número de retratos de consagrados escritores irlandeses, desde Samuel Beckett a WB Yeats e Elizabeth Bowen. Uma tour nessa acolhedora galeria combina perfeitamente com um café e um lanche em sua cafeteria.

Forte Elizabeth – Elizabeth Fort

Construído há cerca de 400 anos atrás, este local regularmente era alvo de ataques, até a Guerra Civil Irlandesa da década de 1920. Na verdade, o forte passou por uma série de fases de construção e reconstrução, sempre acompanhando os rumos da história. Hoje em dia, vale a pena dar um passeio nos arredores das suas muralhas – há quem diga que esta é a melhor vista da cidade.

Cervejaria e Pub Franciscan Well

O legado histórico de Cork com certeza adiciona muita riqueza à cidade, e não menos importante é a sua tradição em produzir cerveja, revigorada hoje com a Franciscan Well. A cervejaria foi nomeada assim porque antes funcionava um monastério Franciscano no local – e por isso, antigamente dizia-se com a cerveja de lá tinha poderes curativos. Apesar de tecnicamente não ter nenhum poder curativo, a cerveja de lá é muito boa! Há uma variedade gigantesca de tipos: lager, ale, stout e muitos outros. Relaxe bebendo um pint no jardim da Franciscan Well, onde os músicos locais frequentemente fazem apresentações. Cheers!

Campus da University College Cork

Não há nada como um passeio pelo campus da University College Cork, ao longo das margens do Rio Lee. As árvores verdejantes adornam o campus e dão frescor ao ambiente. E no interior da universidade, você ainda pode encontrar o Lewis Glucksman Gallery, uma galeria de arte com exibições regulares que continua alimentando a tradição irlandesa nas artes visuais. Por falar nisso, o campus inteiro possui inúmeras obras de arte, entre esculturas, fotografias e pinturas espalhadas pelos corredores.

Catedral de St. Fin Barre

Apesar da catedral ser hoje uma obra-prima francesa neogótica, o lugar já foi usado por cristãos para cultuarem o patrono de Cork, St. Fin Barre, estabelecido como monastério ainda no século 7. Depois de inúmeras mudanças, renovações e reconstruções, a catedral finalmente foi completada no século 19. Quando você se deparar com os coloridos vitrais e o órgão no interior da construção, vai entender toda a grandiosidade da construção.

📚 Quer fazer intercâmbio? Nós podemos te ajudar!

Comentários