Testes de proficiência em inglês

Hoje em dia, saber falar inglês com fluência é uma exigência de muitas empresas e instituições de ensino. Mas muitas vezes, apenas falar não é suficiente: também é preciso provar que sabe. E é aí que entram os famosos testes de proficiência em inglês. Essas provas são usadas por várias organizações, escolas e universidades no mundo inteiro e funcionam como uma garantia – tanto para o estudante quanto para a instituição – de que o aluno de fato domina o idioma.

Portanto, se você pensa em estudar em uma instituição de ensino no exterior, fazer um curso de graduação ou especialização, algum desses testes com certeza será pedido na hora da sua aplicação. Eles também podem ser exigidos para o trabalho ou em processos seletivos.

Existem quatro tipos principais de exame de proficiência em inglês: TOEFL, TOEIC, Cambridge e IELTS. A seguir, vamos te contar um pouco mais sobre cada um deles e te ajudar a escolher qual deles mais tem a ver com os seus interesses. Confira!

🗺️Clique aqui e veja promoções de intercâmbio perfeitas para você!

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

O TOEFL é uma certificação norte-americana aceita por instituições em mais de 130 países – mas exigida principalmente pelas universidades e empresas dos Estados Unidos e Canadá. A prova requer quatro habilidades principais no inglês: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. A validade do teste é de dois anos e todo o procedimento de aplicação – pagamento, agendamento da data e local da prova – pode ser feito online. Existem duas modalidades do TOEFL:

IBT – Internet-Based Test: Feito inteiramente pela internet, com quatro horas e meia para a realização do teste e uma pontuação que vai de 0 a 120.
PBT – Paper-Based Test: É a prova feita em papel, com pontuação de 310 a 677 pontos.
Você encontra mais informações no site do TOEFL.

TOEIC – Test of English for International Communication

O TOEIC é uma certificação mais focada no mercado de trabalho, por isso exige habilidades com a comunicação cotidiana e situações profissionais. São 200 questões de múltipla escolha que avaliam as suas habilidades de leitura e compreensão oral. A pontuação vai de 10 a 990 pontos. Para conseguir a proficiência para trabalhar usando a língua inglesa, a chamada “Working Proficiency Plus”, é preciso atingir uma pontuação mínima de 785 pontos. Saiba mais sobre o TOEIC aqui.

IELTS – International English Language Testing System

O IELTS é o exame de certificação mais popular do mundo e aceito em mais de 140 países – principalmente para as universidades da Europa. Além disso, é o único exame de língua inglesa aceito também para fins de imigração. A prova dura em média duas horas e meia, sendo dividida em quatro partes: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. A pontuação vai de 1 a 9. Existem duas modalidades do IELTS:
Academic: voltado para as instituições de ensino
General Training: para aqueles que querem trabalhar
Para mais informações, visite o site o IELTS.

Cambridge English

O teste Cambridge é produzido pelo ESOL, um departamento da Universidade de Cambridge. É aceito mundialmente por mais de 20.000 empresas e instituições de ensino, avaliando leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. Há testes diferentes para cada nível, sendo eles:
KET (Key English Test): Nível básico, A2
PET (Preliminary English Test): Nível intermediário, B1
FCE (First Certificate in English): Nível avançado, B2
CAE (Certificate of Advanced English): Nível fluente, C1

Saiba mais sobre o Cambridge.

Cursos preparatórios para testes de proficiência

Se você se assustou com tantos exames e ainda não se sente totalmente confiante, uma dica é fazer um curso preparatório para testes de proficiência. Há opções de cursos de intercâmbio específicos para estes exames, basta escolher o teste que você quer aplicar. Saiba mais sobre os cursos preparatórios para exames de proficiência no exterior.

🗺️Clique aqui e veja promoções de intercâmbio perfeitas para você!

E aí, are you ready? Compartilhe com seus amigos que também querem fazer intercâmbio! ✌️️✌️️✌️️

Comentários