Agora, em março, completo um mês de intercâmbio! Quanta coisa maravilhosa se passou em minha vida desde que pisei em solo Irlandês! Tudo vem acontecendo dentro do planejado, graças a Deus, e o suporte da Global Study Vitória também. Essa agência se tornou especial para mim, pois lá fiz uma amiga que vou levar para vida, amiga essa que me proporcionou ter uma rede de novos amigos que já moravam aqui.  Agradeço muito à filial Espírito Santos (sim, eu não conheci ninguém pessoalmente – foi tudo online/por telefone), já que de lá partiram dicas valiosas para entender melhor como seria a vida aqui.

Ter medo do novo é normal e sim, claro que eu tive e ainda tenho medo, mas encaro os desafios com medo mesmo. Esse mês tem sido uma experiência incrível, já fiz amigos que pretendo levar para vida, já conheci lugares sensacionais, conheci o carisma e simpatia dos nativos, e antes que digam que eu estou cega e só vendo o lado bom, quero dizer que também já vi/passei por coisas ruins por aqui, já passei pelo perrengue de conseguir lugar pra ficar no período em que a cidade está mais lotada, já batalhei para consegui o equivalente à nossa carteira de trabalho (pps), já pelejei para consegui abrir conta no banco, já presenciei furto na rua….

Enfim, eu não vim cega de amores pensando que ia ser só maravilhas, eu sempre soube dos desafios por aqui. A questão é saber ver o lado bom das coisas e tirar uma lição de cada momento, porque é nisso que eu acredito – para mim isso é crescimento.

Esse contato com uma cultura diferente da nossa, entre outras coisas, me mostra na prática o significado da palavra EMPATIA, já que surge uma infinidade de possibilidades que antes eu não costumava parar para pensar.

Se eu pudesse da um conselho para quem está vindo viver essa aventura, eu diria: Ouçam/leiam as outras experiências para se basear, mas nunca entendam elas como verdades absolutas. Viva você mesmo suas próprias experiências, porque cada pessoa carrega em si sua própria bagagem cultural, o que torna suas experiências únicas.

Obrigada Irlanda ❤️️

Por Cássia Aguiar Sales

A Cássia é aluna da Global Study Vitória e está apaixonada pela Irlanda.

Comentários