Essa é uma data que coincide em vários países do mundo. No México, comemora-se o Dia de Los Muertos, enquanto nos Estados Unidos e outros países da Europa, a festa de Halloween é uma das mais tradicionais do ano… Já aqui no Brasil, a data coincide com o Dia de Finados em 2 de novembro, mas nós “roubamos” um pouco a comemoração dos norte-americanos e celebramos com as famosas festas de Dia das Bruxas. Seja como for, cada país tem os seus costumes e tradições específicas nessa época do ano. Quer saber quais são as particularidades de cada lugar? Então dá uma conferida, nós contamos para você!

🗺️Quer fazer intercâmbio? Clique aqui e a gente te ajuda!

Halloween na Irlanda

Foi na Irlanda que tudo começou, com os povos celtas há cerca de 2.500 anos atrás. Eles acreditavam que todos os anos, no dia 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para assombrar e tomar posse dos corpos vivos. Desde então, a data é uma das mais populares da Irlanda. As pessoas saem às ruas fantasiadas, cortam abóboras em forma de caveira e as estações de rádio e TV contam histórias de terror.

Halloween na Irlanda

Uma característica bem marcante do Halloween irlandês é o Barmbrack, um tipo de pão parecido com o panetone. Eles gostam de fazer jogos de adivinhação com o Barmbrack, colocando objetos para tentar prever o futuro das pessoas. Por exemplo, se você encontrar um anel no seu pedaço, pode ser um presságio de que irá se casar em breve.

Halloween nos Estados Unidos

Halloween nos EUA

Trick or treats? Doces ou travessuras? Essa provavelmente é a brincadeira de Halloween mais famosa dos Estados Unidos: crianças e adolescentes fantasiadas passam de porta em porta pedindo doces nas casas. Outra comemoração muito comum é o bobbing for apples, onde maçãs são colocadas em uma panela grande de água e as crianças precisam pegar a fruta com os dentes, sem usar as mãos.

Vale lembrar que o Halloween é a data mais popular dos Estados Unidos, ao lado de comemorações importantes como o Thanksgiving. Por isso, se você estiver fazendo intercâmbio nos Estados Unidos, não perca a oportunidade de aproveitar essa festa tão tradicional!

Dia de Los Muertos no México

Dia de los Muertos no México

Essa festa começou com as civilizações astecas e maias do México, que acreditavam que durante uma época do ano os espíritos ancestrais vagavam entre os mundos. Essa comemoração é tão importante no México que, em 2003, o Dia de los Muertos foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – considerando-a uma das expressões culturais mais fortes e antigas entre os grupos indígenas do país.

Fizemos um post para falar sobre essa data tão especial no México; confira Como aproveitar a festa do Dia de Los Muertos aqui.

Halloween na Alemanha

Halloween na Alemanha

Assim como nos Estados Unidos, na Alemanha as crianças e adolescentes saem às ruas pedindo doces. São comuns festas e comemorações em escolas, clubes e pequenos grupos de amigos, onde todos cortam abóboras em forma de caveira, fazem decorações e se fantasiam para a ocasião.

Halloween no Japão

Halloween no Japão

Como o Halloween é uma data tradicionalmente ocidental, a comemoração não é tão comum em países como o Japão. Esse tipo de celebração é mais recente e acontece entre os jovens, mais influenciados pela cultura pop ocidental. Nesta data, os jovens saem às ruas com fantasias de ícones do terror, desfilando nas ruas com os famosos cosplays.

Há também a celebração do Obon – também chamado de Matsuri – um festival dedicado aos antepassados e espíritos ancestrais. Pequenos barquinhos com velas são lançados nos rios e lagos do Japão, como uma forma de guiar os espíritos de volta às suas casas.

🗺️Quer fazer intercâmbio? Clique aqui e a gente te ajuda!

Comentários