Procurando emprego na Irlanda

Dicas para procurar emprego na Irlanda por alguém que já viveu a experiência na pele!

Muitos brasileiros decidem fazer intercâmbio ou morar na Irlanda pela possibilidade de trabalhar por lá. A princípio, muita gente se sente insegura com essa ideia… afinal, se já é complicado arranjar emprego aqui no Brasil, imagine então em outro país?

Mas nós estamos aqui pra te ajudar. 🙂 Vamos compartilhar com você as dicas para procurar emprego na Irlanda do Victor, que viveu em Dublin por um ano. Nada melhor que a experiência de alguém que já viveu tudo isso na pele, não é mesmo? Então vem conferir com a gente!

Preparar o currículo

Seu currículo não precisa necessariamente conter suas experiências aqui no Brasil se as suas experiências não são relacionadas ao emprego que você pretende ter na Irlanda. É importante que você adeque seu currículo para cada vaga, acrescentando ou retirando informações de acordo com os requisitos.

Nós sabemos que existem empregos disponíveis para quem não domina o idioma e eles não são exatamente a experiência que temos aqui. Colocar no seu currículo que foi gerente de marketing para um emprego de kitchen porter não vai te ajudar em nada. Tente pensar e conversar com pessoas que já trabalharam na área e imagine que situações do dia-a-dia podem te ajudar a executar essas funções.

Uma boa ideia é procurar algum irlandês ou até mesmo seu professor para corrigir e adaptar seu currículo para os moldes do mercado. Não esquecer do básico, como seu telefone, e-mail e endereço são importantes para que o recrutador consiga entrar em contato.

E uma última dica de ouro: não coloque sua nacionalidade no currículo. É importante que o recrutador entre em contato com você pelo seu currículo, e nós sabemos que existem estereótipos que podem te atrapalhar no momento da seleção.

Bater de porta em porta

Sair entregando seu currículo de porta em porta ainda é a melhor opção para  encontrar seu emprego. É importante que o gerente ou responsável pelo estabelecimento te conheça.  

Não tenha medo de falar errado e se mostre interessado pela vaga, porque isso vai contar muito para o empregador. Entre no estabelecimento, procure o gerente ou o encarregado e entregue a um deles em mãos seu currículo. Tente ser extrovertido, se mostre interessado em aprender mesmo que não tenha experiência, e com certeza você vai sair na frente de quem só coloca o currículo online. Muitos bares e pubs não anunciam as vagas em sites, eles colocam um aviso normalmente na entrada do estabelecimento avisando que tem vaga para específica função.

Indicação

Todos os empregos que eu consegui na Irlanda foram por indicação. Arranjei meu primeiro emprego através de um colega de classe que conseguiu a entrevista pra mim. É importante que você comente com todas as pessoas que você está procurando emprego e que está disposto a executar qualquer função, mesmo que não tenha experiência. Você não precisa sair desesperadamente falando para todas as pessoas que você está procurando, mas tente sempre comentar, principalmente com pessoas que estão trabalhando. Não tenha vergonha, o mundo é feito de network. Outra dica muito importante é conhecer pessoas locais, são eles que vão conseguir os melhores empregos pra você, além de abrirem portas para o mercado irlandês.

Sites de emprego

Existem diversos sites de emprego na Irlanda, todos gratuitos e com vagas anunciadas todos os dias. Outro diferencial desses sites é a quantidade de áreas disponíveis, que vão de Hotelaria a TI.

Os sites mais explorados e com maior quantidade de divulgação são:

É claro, existem dezenas de sites para emprego na Irlanda e Europa, mas eu consideraria esses como os quatro mais utilizados e eficazes. Cada um com sua características.

O Caminho pode ser difícil, mas não desista

São muitas as dificuldades de encontrar emprego, ainda mais quando você não domina totalmente a língua. É importante sempre transparecer confiança de que aquele emprego é para você, mesmo sem ter experiência na área.

No começo tem sempre aquele frio na barriga, quando você entrega seu primeiro currículo, mas depois de alguns dias você vai quebrando o gelo e começa a entrar nos estabelecimentos com muito mais confiança.

Oportunidades sempre vão surgir e você precisa estar sempre preparado para dar o seu melhor. Tive muita ansiedade e nervosismo até conseguir meu primeiro emprego na Irlanda. Sei que não é fácil mas tenho certeza que você vai conseguir.

🗺️Leia mais: Dicas para Estudar e Trabalhar na Irlanda

 

Comentários