5 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda

Listamos cinco razões, no mínimo bem atraentes, para que você escolher a Irlanda para o seu próximo Intercâmbio...

Está pensando em fazer um intercâmbio? Nos últimos anos, a Irlanda tem sido um dos países que mais recebem estudantes do mundo todo.

Motivos é que não faltam: cenários paradisíacos, povo acolhedor e uma cultura que transcende os livros de história, a Irlanda promete ser o melhor destino para quem quer fazer intercâmbio fora do país. Por isso a Global Study listou cinco razões, no mínimo bem atraentes, para que você também escolha a Irlanda como o destino para o seu próximo Intercâmbio.

1 / Trabalhar e vivenciar o inglês

Para que você realmente aprenda o inglês, é preciso colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Não há melhor maneira para fazer isso do que indo estudar na Irlanda: lá você vive o inglês dentro, fora da sala e no trabalho!

Um dos principais motivos de atrair tantos estudantes é permitir que o aluno brasileiro possa estudar e trabalhar enquanto estuda o idioma. Este é, se não um dos maiores, o maior atrativo do país, já que essa prática permite que você exerça a fluência a todo custo, além de ajudar com as despesas para se manter lá.

O inglês usado é o britânico –  portanto não pense que você irá aprender as gírias e as expressões do inglês americano. Mas não vá achando que você vai trabalhar na sua área de formação; é bem comum que você encontre empregos menores como barista, atendente de lojas, entre outros.

Para garantir a permissão de trabalho, é preciso estar matriculado em um curso com no mínimo 25 semanas de aula e carga horária mínima de 15 horas semanais. Neste caso, você poderá exercer alguma função por até 20 horas por semana e até 40 horas semanais durante as férias, desde que esse período coincida com os meses de maio, junho, julho e agosto (verão europeu) ou entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Fora desse período a permissão válida é de 20 horas semanais.

Além da famosa capital Dublin, na Irlanda você poderá estudar e trabalhar em algumas cidades bem localizadas, como Cork (segunda maior cidade e terceira mais populosa da ilha) e Galway (quarta maior do país). Há outras opções como Limerick, Bray e Dun Laoghaire.

2 / Cultura: outro povo, outros costumes

Não há experiência mais valiosa na vida de uma pessoa do que quando ela sai da sua “zona de conforto”. Visitar outro país para conhecer de perto sua cultura, religião, tradições e costumes te dará uma outra visão de mundo, que você nunca conquistará vendo filmes e TV.

Na Irlanda, essa experiência pode ser multiplicada pela enésima potência, já que é uma terra que abriga pessoas de muitas nacionalidades diferentes. Visitar os museus, conversar com os moradores locais, ler sobre a história do país e suas lendas, tudo isso pode te ajudar a mergulhar de cabeça nesse universo do intercâmbio irlandês. E os pubs? Eles são um mundo à parte!

Em cada esquina você encontrará um pub, pronto para te oferecer um pouco de história sobre essa terra milenar. E não se assuste se você entrar em um Pub e ele estiver repleto de brasileiros. As comidas também ajudam a te contar um pouco sobre a história do país.

Pratos com mesmo nome e comidas diferentes, ou nomes diferentes para o mesmo prato, são algumas das curiosidades dos Irlandeses. Venha de peito e mente aberta para essa enxurrada de conhecimento que a Irlanda vai te oferecer!

3 / Salto na carreira!

Se falar inglês é um diferencial para quem quer concorrer a uma vaga de emprego, ter morado fora do país é um diferencial que toda empresa valoriza. O concorrido mercado de trabalho está sempre em busca de inovação. Uma pessoa nova na empresa pode dar um “respiro” neste quesito, se ela vier de um intercâmbio, esse “ar” pode ser ainda mais revelador, já que uma viagem como essa é capaz de abrir a mente das pessoas em todos os sentidos.

Quem viaja para outro país, aprende a encarar o mundo de outra forma e com isso lida com problemas de uma maneira mais criativa. E isso é extremamente positivo para uma empresa! Então se você está tendo essa oportunidade de fazer um intercâmbio, aproveite ao máximo, pois os frutos serão gratificantes!

4 / A Europa cabe na sua mala!

Imagine pegar um avião para um país vizinho. Em seguida você pega um trem e está em uma das mais famosas capitais do mundo. Depois de tomar um café em um famoso bistrô, você pega outro trem e já está em um dos mais famosos pontos turísticos do planeta. Se você for fazer intercâmbio na Irlanda, você terá toda a Europa na sua mochila!

Empresas de baixa tarifa, como a Ryanair e Easyjet por exemplo, facilitam a vida de quem gosta de viajar, pois oferecem passagens de avião a um baixo custo. Dessa forma, se você se planejar, é possível visitar pelo menos uma nova cidade da Europa por mês!

5 / Independência à vista!

Não há como passar por um intercâmbio e sair imune numa experiência como essa. Nesta viagem, você estará distante da sua família e dos seus amigos e terá que aprender a se virar para sobreviver. O que você ganha com isso? A tão sonhada e esperada independência. O conhecimento que adquirirá será inestimável. Você aprenderá que se não for atrás das coisas que precisa, elas não virão até você.

Um intercâmbio nada mais é do que um processo de autoconhecimento e, muitas vezes, autocrítica. Se pudéssemos dar uma dica para alguém amadurecer e aprender como é que se vive, podemos recomendar: faça um intercâmbio!

Comentários

2 comments

  1. Francisco

    gostaria de saber valores para intercambio em dublin

    • Global Study

      Olá Francisco,
      Por favor entre em contato com uma das nossas agências ou nos envie o seu e-mail para contato e região de residência.
      Abraços, equipe Global Study.